No complexo mundo tributário brasileiro, a gestão de riscos tributários é mais do que uma necessidade, é uma obrigação para qualquer empresa que deseje se manter competitiva e evitar problemas com o fisco. A quantidade de obrigações acessórias e o detalhe das informações que são transmitidas diariamente para as autoridades fiscais podem ser esmagadores, mas ignorar os potenciais riscos pode ser perigoso tanto para a empresa quanto para a carreira de seus gestores.
Em 2022, o crédito tributário constituído de ofício atingiu a impressionante marca de R$ 136,76 bilhões, considerando apenas os procedimentos fiscalizatórios em âmbito federal. Isso nos mostra o quão rigorosas são as autoridades fiscais na busca por possíveis erros e inconsistências nas operações das empresas.
A Importância da Gestão de Riscos Tributários
Imagine a pressão sobre os ombros do gerente/diretor tributário ou controller, responsável por garantir que a empresa esteja em conformidade com todas as obrigações fiscais e que os riscos sejam minimizados. Notificações, multas e infrações não apenas representam prejuízos financeiros, mas também podem manchar a carreira desses profissionais.
Não basta apenas correr atrás do prejuízo quando uma autuação fiscal acontece. É fundamental adotar uma abordagem preventiva, identificando potenciais inconsistências e erros antes que eles se transformem em problemas reais. Isso pode ser feito através da correção de processos, cadastros e sistemas, bem como do provisionamento de recursos para mitigar riscos.
E a solução para a Gestão de Tributária?
Nesse cenário desafiador, a tecnologia aliada ao capital intelectual humano é fundamental para a geração de um plano de ação de início rápido e resultados em curto e médio prazo.
Case de sucesso em Gestão de Riscos Trubtários
O gráfico abaixo é um exemplo de sucesso de um projeto de gestão de riscos tributários, realizado pelo time da ASIS Consult, em uma grande distribuidor. A redução de mais de 90% do risco inicial identificado (PIS, COFINS, IPI, IRPJ e CSLL) teve enorme impacto dentro da organização, sendo considerado estratégico na operação e resultados da empresa como um todo.
Conclusão
Em um ambiente tributário cada vez mais rigoroso e complexo, a gestão de riscos tributários é essencial para proteger sua empresa e sua carreira. Ignorar os potenciais riscos pode resultar em multas, autuações e problemas financeiros significativos. É hora de adotar uma abordagem proativa e buscar conhecimento, tecnologia e possivelmente um parceiro para apoiar sua empresa nesse desafio.
Não espere até que seja tarde demais. Clique aqui para conhecer a ASIS Consult, que possui uma equipe experiente e multidisciplinar para projetos tributários. Garanta a tranquilidade de estar em conformidade com as obrigações fiscais e evite surpresas desagradáveis no futuro.
Sobre o autor
Gustavo Prado é COO da ASIS, tendo liderado os principais projetos da empresa. Sua formação é em Direito, com sólidos conhecimentos em tributos indiretos e SPED.